
O Livro
Uma viagem pelo mundo da Publicidade no período de 1919 a 1929. O modernismo é um estilo de época marcado pela inovação que vigorou durante grande parte do século XX. No Brasil, ele teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna, influenciando profundamente a publicidade brasileira e marcando o início de uma nova era criativa.

A Pesquisa
Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o livro, com 192 páginas, capa dura, ilustrado com 320 anúncios ou capas de revista e resumo em inglês, é do tipo “table book” é o resultado de dois anos de pesquisa nos acervos digitais disponíveis, especialmente o da Biblioteca Nacional.
Foram folheados centenas de veículos em busca de anúncios, sendo mais de 6000 pré-selecionados e reproduzidos 320.
A capa reproduz caricaturas dos principais artistas/publicitários da época, originalmente publicadas na obra História da caricatura no Brasil, de Herman Lima.
O texto tem como ponto de partida a chegada da Família Real ao Brasil (1808) pois até esta data era proibido qualquer tipo de publicação.
Os jornais e documentos ou eram importados ou eram manuscritos. Nesse ano, chega a primeiro prelo ao Brasil: uma máquina de tipografia Stanhope inglesa. E, com ela, imprime-se o primeiro anúncio, já em 1808 – razão do livro começar nessa data.

Capítulos
Publicidade brasileira é dividido em capítulos, seguindo a cronologia histórica:
1. Apresentação
2. O ano de 1919
3. As revistas pré-semana
a. Malho
b. Fon-Fon
c. Vida Moderna
d. Careta
e. Cigarra
f. Eu Sei Tudo
g. A revista
h. Para Todos
i. Revista Feminina
j. Revista Ilustrada (Bahia)
4. A Semana de Arte Moderna
5. As revistas pós-semana
a. Klaxon
b. A maçã
c. Frou-frou
d. Phoenix
e. Única
f. Cruzeiro
6. As revistas gaúchas
7. A publicidade e os ateliers
8. Versão sucinta em inglês
9. Bibliografia

